sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Todos os grandes pensamentos são concebidos ao se caminhar.


 O principal motivo desse post é o fato de amanhã ter prova de filosofia na escola.
Em sério, apesar do assunto a ser cobrado amanhã não ser esse, fiquei muito interessada por um grande gênio alemão, Nietzsche, que nos deixou legado importantes para a vivência no dia- à-dia.
Comprei um livro de nome, Nietzsche para estressados, afinal, não estava/estou sabendo lidar com essa nova vida de estudante de Colégio Federal, decorrente disso o stress é gigante dentro de mim.
 Uma importante lição que tive nesse livro foi a página 50, dose 44 de filosofia, aonde nos dá uma listinha de instruções para um passeio filosófico. Selecionei as quatro que considerei mais importantes.


  • Abra espaço na sua agenda para um encontro consigo mesmo, marcando dia e hora, a fim de que nenhuma obrigação ou compromisso possa interferir na data.
  • Escolha um lugar que seja inspirador para você, seja por trazer lembranças especiais ou por produzir uma sensação de bem-estar.
  • Anote em um caderno as questões que o preocupam, para pensar sobre elas em seu encontro pessoal. Tome nota também das conclusões mais importantes a que chegar.
  • Não determine um horário para o fim do passeio: Nunca se sabe aonde a filosofia pode nos levar. Simplesmente retorne quando sentir que o encontro chegou ao fim.
Aí estão as quatro. Considero estas dicas como uma brisa que se insere em meu corpo  e retira algumas dos meus problemas e, porque não, tormentas...
Imagino como seria a cena, de mim em  encontro comigo mesma. Natureza, eu, claridade, eu, leveza, eu,, felicidade, eu... Espero que vocês se contagiem com essas palavras e façam um teste com essas dicas, imagino também que deva ser uma sensação talvez parecida com a ioga, porém com mais arte de sabedoria. 
 E como realmente quero passar essa futura felicidade com vocês, deixo aqui uma última dica, que considerei muito "tocante": Os melhores lugares para um passeio filosófico são aqueles próximos à natureza, museus, cemitérios e mesmo uma parte da cidade que você ainda não conheça. 
E é isso por essa madrugada. Já que nem sempre é possível praticar exercícios, resolvo apostar na teoria que é o que leva ao que eu carinhosamente apelido de revitalização que todos nós precisamos.

Dormir agora. Espero está revitalizada para uma boa prova de filosofia. 

Vida, lá vou eu de novo :)
                                                                                                                                        
                   
                                                                                                                                            Jaíne Santos