Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo.
Bom dia e SIM, ele é EXTRAORDINÁRIO.
O motivo pelo qual me interessei em comprar este livro, foi por causa da capa. Contraditório já que no fundo do livro tem escrito: (Não julgue um
livro menino pela
capa cara)
Antes de começar realmente a falar do livro, gostaria de dizer que se você ler, no final terá uma grande lição.
Ele é da Editora Intrínseca e da autora R.J Palacio. Na minha versão econômica ele tem 207 páginas.
Uma dica, eu não sei se ainda vende, mas eu comprei ele pela revista Avon e veio plastificado em ótimas condições.
Cuidado, pode haver spoilers. Tentarei ao máximo não fornece-los, é que conto o enredo da história.
Bem, Extraordinário é um livro que apesar de leve, trata de assuntos muito importantes, como preconceito, bullying, família, amizade, gentileza e superação.
Através do narrador-personagem August Pullman (Auggie para os mais íntimos) e de seus amigos, é contada a história dele. Um garoto de dez anos muito fã da saga Star Wars e que possui uma deformação facial por causa de uma síndrome genética.
Pela primeira vez. ele vai deixar de estudar em casa e passar a frequentar uma escola. De inicio Auggie fica muito apreensivo e relutante, porém com o tempo vai se acostumando com a ideia e cede ao que seus pais acham melhor para ele. Afinal, ele acredita muito na sua família que são basicamente os seus pais que o amam muito e sua irmã mais velha, a Via, que o ama e protege de toda forma que pode.
No decorrer da história Auggie vai se deparar com a insegurança e a chateação que sentirá com problemas que enfrentará na escola, os olhares que virão de todos os lados e todo o tempo, a forma desumana como ele será tratado. Porém, coisas boas também acontecerão com ele, os verdadeiros amigos vão surgindo pouco a pouco e percebendo que Auggie, apesar da sua aparência física, é uma especial e encantadora criança que como diz no livro: cria um manifesto pela gentileza.
Com seu jeitinho super fofo e gentil, Auggie mostrará para todos ao seu redor que não importa o que está do lado de fora das pessoas, e sim, o que de bom elas conseguem passar para a humanidade.
Não é um livro muito grande nem muito pequeno, tem o tamanho suficiente para fazer você absorver uma boa lição dele. E o mais importante, pôr essa lição em prática na sua vida.
Um livro apaixonante. Por mim ele é recomendado para todas as idades. Nunca é cedo ou tarde para fazer o bem ao próximo.
A autora R.J Palacio escreve muito bem, tanto que eu realmente sinto August Pullman como um ser humano e, não somente um personagem de um livro. Espero que existam muitas crianças por aí com esse mesmo espírito de gentileza que o Auggie provocou. Afinal, as crianças são o futuro do nosso mundo né. Imagina se não seria uma maravilha se num futuro os seres humanos deixassem de ser o maior problema da humanidade e se tornassem o maior bem. Seria perfeito.
Adorei as mensagens do início de cada parte do livro em que mudava o narrador. Fosse Auggie, a irmã ou os amigos, cada um fazendo parte do belíssimo movimento que eu tenho certeza que vai tocar cada um de vocês.
Sem contar que nas últimas páginas do livro somos presenteados com fofíssimas frases de inspiração.
Bem, é isso tentei aqui inspirar vocês, valorizando o livro e, tenho certeza de que se encantaram e refletirão sobre a mensagem que ele quer passar. E não posso esquecer de dizer que vocês vão se surpreender quando lerem a descrição da aparência de Auggie. Hahaha.
Mais uma vez, (Não julgue um
livro menino pela
capa cara)
Beijos, sejam gentis. Gentileza gera gentileza. Até mais.