sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Setembro Amarelo. Falar é a melhor solução.



Olá, faz um tempo que não posto pois os dias têm sido corridos. Eu pisquei o olho estávamos iniciando o mês de setembro, quando abri, olha onde estamos: já no fim. Porém, a questão a ser tratada aqui será outra, queria falar com vocês sobre o movimento SETEMBRO AMARELO. Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), setembro é o mês de prevenção ao suicídio.
Sei que já estamos quase entrando no mês de outubro, mas ainda é setembro então dá para fazer alguma coisinha ainda. Considero muito importante falar deste assunto pois é uma situação que nos rodeia e, a grandiosidade disso é assustadora. Sendo assim, TEMOS QUE FALAR!

Primeiro considero importante que vocês saibam de alguns dados que retirei de pesquisas e de vídeos que deixarei o link no fim do post.

- 10 de setembro é o dia mundial de prevenção ao suicídio;
- A segunda maior causa de morte no mundo inteiro, é por suicídio;
- A cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo;
- O número total de suicídios por ano, é maior que o número de vítimas por guerras ou homicídios;
- Segundo o Centro de Valorização da Vida, 90% dos casos poderiam ter sido evitados;
- No Brasil, em média 26 pessoas se matam POR DIA.


Sinceramente, você, que leu isto até agora sabia destas informações anteriores? Não? Pois é, eu também não. É uma realidade minha, sua, do seu pai, da sua irmã, do seu crush. É uma realidade NOSSA. E o que fazemos? NOS CALAMOS.  Ou melhor, nos calávamos, pois falar do assunto, entrar em debates, "quebrar o Tabu" são atitudes que temos que ter daqui a diante. 5 segundos que você possa retirar do seu dia para chegar até uma pessoa que visivelmente está com problemas e, perguntar: "Como vai você? Posso ajudar? Posso sentar aqui contigo?"  Ou falar: "Vem, vamos ficar com a  gente! Venha fazer parte do nosso grupo do trabalho que o professor passou!"
Sabe, são pequenas atitudes positivas que podem ajudar e muito a uma pessoa que é psicologicamente abalada.
Quem pensa em suicídio, tenta ou realiza, não age por frescura, e se ele quer chamar atenção é para uma única questão que paira a cabeça de nós, jovens: "Eu existo, eu tenho sentimentos". Ou no caso de quem realiza o suicídio: Existia, TINHA sentimentos.  Precisamos apoiar essa pessoa e não julgar!

Adolescência é um período de transição cheio de descobertas, sentimentos, e realidades que o jovem nem sempre consegue encarar, ele não consegue suportar, ele tenta, mas ironicamente, a vida o tira a vontade de viver.
Quem está com a ideia fixa de suicídio, normalmente apresenta sinais, só temos que reconhecê-los. No vídeo abaixo, tem uma breve fala sobre esses sinais, assista e depois procure se aprofundar no assunto, inclusive em outro post, falarei mais sobre isso, a questão aqui é o movimento do SETEMBRO AMARELO QUE VOCÊ PODE TRANSFORMAR EM 365 DIAS AMARELOS. Porque digo isso? Por que nessas 26 pessoas que em média (isso pode variar) se suicidam por dia no Brasil, uma delas pode ser algum familiar seu, amigo, ou aquela pessoa por quem você cruzou na rua hoje.
Não estou falando de morte por homicídio, guerra, causas naturais, estou falando de morte por consequência de problemas psicológicos que você pode ajudar. Seja comentando com os professores no seu meio escolar, promovendo debates sobre o assunto, tentando ajudar a alguém com palavras amigas, experientes ou o indicando centros de saúde que ajudam a questões assim, ou até mesmo, (isso é importante) indicando sites que fazem e muito, a diferença na vida das pessoas psicologicamente abaladas.



Um fato pessoal que deixarei de contribuição para você que precisa de ajuda ou quer ajudar alguém:

" Acredite, tudo passa, sejam coisas boas ou ruins, tudo passa"
Essa frase, quem me disse foi um bibliotecário da escola onde eu estudo. Por um motivo eu estava chorando e ele foi até mim e disse essas palavras. Eu jamais esquecerei, das palavras que me ajudaram muito e, do gesto humano que aquela pessoa teve por mim.

Outra coisa que me ajuda muito também foi gravar em mim a frase: Você consegue, você é capaz.
Eu gravei isso em mim, não foi tatuando na pele, mas sim, tatuando na alma, na mente. Pintei tela com estas frases, escrevo nos meus cadernos, no computador, em tudo que for visível, coloquei no quarto para eu ver sempre que acordar, mas enfim, acho que isso é tema de um outro post. De qualquer forma, acreditem em vocês e na VIDA, Você está nela por algum motivo e o que você pode fazer, é viver, mesmo que assim como todo mundo, não tenha pedido pra nascer.

"Quando a morte parece ser a única saída, a vontade de viver aparece."  Acredite!
   
Aproveite os momentos bons e, se eles não existirem, crie, se aproxime do que te faz bem, se divirta, lembre dos momentos em que você "sentiu o cheiro da vida" e vá atrás desse cheiro novamente e, se nunca sentiu, procure sentir, porque é uma sensação maravilhosa. Você simplesmente respira fundo e se permite imaginar a vida de uma forma bela. Utilize de recursos da filosofia e da poesia que na minha opinião nos ajudam a entender a vida e a nós mesmos, não precisa ser um Fernando Pessoa se você não quiser, acredite, existem bons poetas nessas esquinas da vida. Vá a grupos de projetos voltado a psicologia social de jovens, compartilhem situações, chame seu amigo pra te acompanhar nesses grupos de ajuda, se não tem amigos, vá  e com certeza vai criar amigos lá.  Por fim, percebam que enfrentar juntos, é a melhor solução. Desenhe, pinte, grite, ouça músicas, leia (Leia o livro Os 13 Porquês), escreva historias e canções, chore, pratique esportes, se expresse, ache um jeito positivo de colocar para fora os sentimentos e pensamentos que te atordoam.

Na falta de uma pessoa física pra te apoiar, abuse de sites como estes que deixarei o link, onde você poderá conversar e pedir ajuda a pessoas virtuais que realmente estão dispostas a te ajudar, assim perceberá que tem alguém com você, que você tem significância na vida SIM!.


Desenho de Odair Junior, da page Desinspirado 




Sites de ajuda e inspirativas:
Telefone da Amizade: http://www.telefone-amizade.pt/site/suicidio/ajuda/
Como Vai você (CVV): http://www.cvv.org.br/
7 cups of Tea: http://www.7cupsoftea.com/
Quebrando o Tabu: http://www.quebrandootabu.com.br/
https://www.facebook.com/quebrandootabu
Setembro Amarelo: https://www.facebook.com/setembroamarelo

Sites de pesquisa:
http://mundoestranho.abril.com.br/materia/quantos-suicidios-acontecem-anualmente-no-mundo
http://conhecerparaprevenir.blogspot.com.br/2014/11/sala-de-bate-papo-ajuda-mutua-para.html
https://www.youtube.com/watch?v=7A80ZdqFvvI
http://sites.uai.com.br/app/noticia/saudeplena/noticias/2015/09/22/noticia_saudeplena,155138/setembro-amarelo-alerta-para-a-prevencao-do-suicidio.shtml


Beijos," Bhay"  Podem contar comigo também!

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

10 imagens que refletem a Bad.

Aproveitando esse clima de B-A-D que pegou geral, decidi dividir com vocês 10 imagens que demonstram a bad. Se você se identifica e se afoga em mais de uma delas, sinto informar, mas, bem-vindo á vida. 
Só para vocês terem noção, eu me identifico com exatamente todas essas dez e com muitas outras imagens que existem por aí. Se a bad não matar, espero que fortaleça, pois está cada vez mais difícil manter um sorriso no rosto quando por dentro, se está afogada de lágrimas que surgem do buraco do inferno. Mas enfim, o que tenho a dizer é: Compre um pote de sorvete, vá a praia, ande de bike, arranje um jeito de liberar endorfina (analgésico natural), estude, e quando a coisa ficar quase que insuportável, guarde os pulsos pro final, deite numa rede, pegue um bom livro e um chá. 
Lembre-se que: Tudo passa, sejam coisas boas ou ruins, elas sempre passarão. A bad há de ser passageira, podem levar alguns meses, anos, sei lá, mas vai passar, a vida é feita de momentos, só temos que saber aproveitá-los. 












Essas imagens eu achei numas páginas no facebook, como Mundo das ideias e A vida não é gentil. Recomendo, são pages que marcarão a sua vida. 

Até mais, beijos bads para vocês. Comentem quais os motivos das suas bads, vamos compartilhar as decepções nossas de cada dia. 
Sim, estou bem transparente e na bad hoje, as madrugadas nos revelam. 

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Músicas que transmitem FELICIDADE!

Estou há um certo tempo sem postar por conta da escola que sufoca todo a minha disponibilidade para o blog, sem contar que o blogger está de brinks com a minha cara né, está cheio de defeitos e má configurações, isso desestimula e muito uma escritora de blog. Porém em meio a toda essa turbulência e estresse, tenho achado uma luz no fim do túnel, que é nada mais, nada menos que A MÚSICA.



Sério, colocar os dois fones de ouvido e aumentar todo o volume (dane-se os tímpanos, brincadeira, não ouçam muito alto, só um pouquinho em casos de necessidade) do aparelho que toque música, é uma das melhores coisas que se pode fazer para relaxar e/ou extravasar.
Muitas pessoas diziam que quando eu colocava os fones de ouvido entrava no meu mundinho e nada fora dele importava. Sim, isso é verdade. Ouvir músicas e me concentrar apenas em mim e na natureza é uma coisa maravilhosa, uma sensação única.

Pensando nisso, separei as músicas que irão intercalar entre as que mais fazem com que eu relaxe ou fique muito inspirada e feliz. Deixarei o link delas para vocês.



Mia- Banda do Mar                                                                      Cds Essenciais:

Divisionary- Ages and Ages

Rude- Magic                                                                                 Cd Mundo a Descobrir- Scracho

Velha e louca- Mallu Magalhães                                                  Cd Banda do Mar- Banda do mar

Ela é demais- Detonautas                                                              Cd Pitanga- Mallu Magalhães

Nuvem- Humberto Gessinger                                                       Cd Canções de apartamento- Cícero

What the hell- Avril Lavigne                                                        Cd- Monomania- Clarice Falcão

Best day of my life- American Authors                                        Cd Avril Lavigne- Avril Lavigne

Pra alegrar o meu dia- Tiê                                                       Cd Vander Lee Ao Vivo- Vander Lee

Capitão Gancho- Clarice Falcão                                                

Ironic- Alanis Morissette

Le moribond- Beirut

A letter to Elise- The Cure

Heroes-  Alesso ft.Tove Lo

Elephant Gun- Beirut

Jammil- Celebrar

One last time- Ariana Grande

Combat Lover- Nina Kinert

Transatlantique- Beirut

Somewhere over the rainbow- Jason Castro

Eu não trocaria um sorvete de flocos por você- Soulstripper

Fuck you very much- Lilly Allen

Let you hair down- Magic                                                       

Nxzero- Vamos seguir

O que você faz pra ser feliz- Clarice Falcão

Expectation- Girl 's Day

Sol da manhã- Supercombo

Piloto Automático- Supercombo

Pink- Perfect

Foco, força e fé- Projota

Pitty- Pulsos

Um minuto para o fim do mundo- Cpm 22

Solar- Banda do Mar

Comentem, indiquem suas músicas favoritas, compartilhem felicidade. Até mais.